VISTO DE IMIGRANTE EB-3 (GREEN CARD POR TRABALHO)

ENTRE EM CONTATO

O que é o processo EB-3?

Muitas pessoas desejam o famoso Green Card, mas você sabia que existem diversas formas de aplicação que proporcionam a legalização nos Estados Unidos? Na Imigra Foundation, por exemplo, trabalhamos com o processo do visto EB-3 focando na modalidade de Green Card por oferta de trabalho que podem ser qualificados ou menos qualificados. 

É importante ressaltar que existe a possibilidade da aplicação do EB-3 para vagas de trabalhos que são considerados qualificados e requerem diploma de bacharelado, mas geralmente atendemos com preferência a segunda vertente de aplicações para trabalhos menos qualificados em posições mais simples, ou seja, quando não é necessário um diploma para poder exercer o trabalho ofertado. Mas como funciona o processo?

Primeiramente é necessário entender que o EB-3 exige um sponsor ou patrocinador pois é com ele que o processo se iniciará. O sponsor nada mais é do que uma empresa, ou caso o empregador seja uma casa de família, um cidadão Americano ou Residente Permanente. Casas de família também geram vagas de emprego como babá, faxineira, cuidadores ou cozinheiro, por exemplo. 

Então o primeiro passo para quem deseja ingressar com o processo EB-3 para adquirir seu Green Card por trabalho é justamente esse: encontrar um sponsor. Existem agências que oferecem o serviço de encontrar um sponsor para quem deseja conseguir um emprego nos EUA, mas ressaltamos que não trabalhamos com esse tipo de abordagem. 

O ideal é que a pessoa encontre seu sponsor procurando de forma natural entre conhecidos, estabelecimentos e empresas que possam ter interesse na contratação. Após encontrar o sponsor para a aplicação do EB-3, é possível ingressar com o procedimento que irá se dividir em algumas etapas. 

A primeira etapa consiste no Labor Certification, uma petição do empregador norte-americano para que o Governo determine qual seria o salário indicado para aquela posição de trabalho que ele deseja ofertar. 

Após isso ocorre a etapa de recrutamento. Nesse caso haverá uma determinação do Departamento de Trabalho para que essa oferta de vaga de trabalho seja primeiro anunciada em sites e jornais para saber se existe algum norte-americano interessado em ocupar a posição. 

Após o período de recrutamento e não existindo um cidadão Americano qualificado, disponível ou interessado para o preenchimento da vaga, será possível protocolar a Aplicação do Labor Certification (LC) junto ao Departamento de Trabalho e apresenta-se a petição de Imigrante junto à Imigração, onde o Sponsor irá indicar um estrangeiro disponível para ocupar aquela vaga de trabalho que ele está ofertando. 

Após a análise do Departamento de Trabalho (DOL), e o resultado sendo positivo, dali para frente o processo será junto a imigração. Primeiramente dando entrada na petição de imigrante, I-140.

Chega-se então à fase de Aplicação de Ajuste de Status para Residente Permanente, o famoso pedido de Green Card para o estrangeiro, juntamente com os pedidos de autorização de trabalho e de viagem. 

Tanto a etapa da Aplicação do Labor Certification quanto a etapa da petição de imigrante são conciliáveis e podem ser feitas ao mesmo tempo em alguns casos. Isso é determinado pelo  Departamento de Estado dos Estados Unidos, que mensalmente divulga o Visa Bulletin, listando as datas disponíveis para aplicação de Green Card.

O processo todo pode levar em torno de 24 meses ou mais para ser concluído. Após a aprovação da aplicação, o Green Card será emitido para o estrangeiro. 

Caso o aplicante esteja fora dos Estados Unidos, o processo será consular, e o aplicante será admitido nos Estados Unidos através de um visto de imigrante emitido pelo Departamento de Estado. 

Você entendeu o que é e como esse processo funciona? Deixe um comentário se tiver ficado com alguma dúvida.

O QUE É O VISTO EB-3?

O visto EB-3 é uma autorização de residência permanente nos EUA, ou seja, concede o Green Card através de uma oferta de trabalho.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS?

Receber uma oferta de emprego de uma empresa ou casa de família.

COMO FUNCIONA?

PASSO 1: PERM – CERTIFICAÇÃO DE TRABALHO – (LABOR CERTIFICATION) O

O empregador inicia o processo de PERM/LC com o Departamento de Trabalho (DOL). Anúncios devem ser postados de acordo com os requisitos do DOL. Esta etapa leva em média 8 meses para ser preparada e 6 meses para o DOL revisar e emir uma determinação.

PASSO 2: I-140 PETIÇÃO DE IMIGRANTE ESTRANGEIRO

Após a aprovação da Labor Cerficaon, o empregador iniciará a Peção de Imigrante para Trabalhador Estrangeiro (I-140) .

PASSO 3: AJUSTE DE STATUS OU PROCESSO CONSULAR

Assim que a data de prioridade esver em vigor, é possível solicitar o Ajuste de Status (Pedido de Green Card, Cartão de Social Security e Autorização de Trabalho e Viagem). Caso o requerente esteja fora do país o processo será consular.

Como encontrar seu Sponsor para o processo EB3?

Uma forma comum de encontrar empregadores que podem ser sponsors ou patrocinadores nesse processo é buscar ofertas de trabalho em sites como Jooble, Indeed ou ZipRecruiter através da busca “Visa Sponsorship Offered”. Assim os resultados serão filtrados para o que você deseja.

Outra forma é fazendo network e conversando com pessoas conhecidas que trabalham na mesma área que você deseja conseguir uma vaga de trabalho buscando recomendações e referências.

Estar informado sobre o processo, conhecer as etapas e obter o máximo de informações também é essencial para que a abordagem a um possível sponsor seja bem sucedida.

Muitas vezes dar um passo atrás aceitando uma vaga mais simples do que você exerceria no seu país de origem pode ser uma atitude inteligente, pois a falta de mão de obra para posições consideradas menos qualificadas é muito grande. Por esse motivo os requerimentos do Departamento de Trabalho são bem mais simples do que para categorias mais qualificadas.

Agora você já sabe por onde começar a buscar o seu Sponsor! 

Boa sorte!

Entre em contato:

Email: info@imigrafoundation.org    

WhatsApp: (646) 847 6689          

Instagram: @imigrafoundation